Museu da Casa Brasileira
O legado do moderno brasileiro é hoje matéria de um intenso revisionismo e constitui uma referência central para muitas produções contemporâneas, incluindo aquelas que negam seus preceitos. O curso procura definir historicamente a categoria do moderno no campo da arquitetura e do design no Brasil, entendendo sua emergência no contexto da formação de uma identidade nacional.
O modernismo brasileiro deriva do Movimento Moderno europeu, que estabelece-se como conceito nos anos 1930. O curso revisita os principais fatos e obras do período entre os anos 1930 e 1970, tendo como marco inicial o projeto do Ministério da Educação e Saúde Pública no Rio de Janeiro (1936). O objetivo é oferecer uma visão histórica e crítica dos projetos, atores, textos, contextos e instâncias legitimadoras do movimento no país, bem como sua relação de paridade com escolas e organizações estrangeiras. A visão inicial que guia o percurso sugerido é de que o modernismo brasileiro resulta da ação direta de um número reduzido de indivíduos, e que seus esforços encontram um limite em meados dos anos 1970, no momento que o Movimento Moderno passa a ser objeto de estudo e crítica no plano internacional.
Aulas expositivas, intercaladas possivelmente por aulas reservadas para a discussão de textos e filmes indicados. O curso procura estabelecer dentro de sala de aula um espaço de reflexão, tendo em vista a variedade de percepções, trajetórias e formações profissionais.
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