Live 16.04 | Luciano Deos | Visões e Perspectivas

5 de maio de 2020

Live 16.04 | Luciano Deos | Visões e Perspectivas

Confira abaixo alguns dos principais pontos da nossa conversa com Luciano Deos, que aconteceu no dia 16/04, fundador e CEO do GAD, e que trabalha com gestão de marcas a 35 anos.  

Negociação com clientes e fornecedores:

→ Depende das condições individuais de cada empresa, seu contexto e sua condição econômica e financeira. 

→ Questão chave: a capacidade de manter a empresa funcionando e viva, e cada negociação vai entrar na realidade de cada empresa. 

“Temos olhado a capacidade de negociar em relação a nossa capacidade de gerir o caixa.”

→ Para trabalhos já entregues, o cenário é um pouco diferente, porque já houve custos no desenvolvimento. Olhar contextos, entender a realidade da empresa, e tomar decisões considerando a sua capacidade de manter a empresa funcionando e viva. 

→ Boa hora para ver com quem queremos trabalhar e quem não queremos. tem a dimensão econômica, mas tem a dimensão da qualidade das relações. Parceiros, colaboradores, clientes e fornecedores. 

Cenários anteriores

→ Aprendizado sobre a capacidade de superação.

“A cada nova crise, tenho tentado olhar com mais tranquilidade. Tirar um pouco desse pavor, e esse medo que se acomete em nós nesse primeiro momento. Que é inevitável, que todo mundo está sentindo, e como alguns tem falado, respira, respira, respira, e depois inspira.”

O GAD hoje

Rápida mobilização para Home Office

“E nossa surpresa foi muito agradável, ver nossa produção funcionando muito bem, em alguns casos até melhor.”

→ Temas de objetividade e efetividade que estão funcionando melhor nesse momento. 

→ Contraponto é a questão de sobrecarga, devido ao excesso de calls e falta de tempo para respirar e pensar. 

“Eu, falando como Luciano, sinto que estamos muito mais próximos enquanto equipe. Temos criado mecanismos, Happy Hours, grupos de Whats onde nos falamos o dia inteiro, compartilhamento mais espontâneo. Talvez seja o momento que eu me sinto mais próximo da minha equipe.”

→ Crise impôs um pensamento mais de curto prazo, ao contrário do que aprendemos em relação a planejamento, que era sempre de longo prazo.  

“A gente está setado com essa situação, tem tido uma agenda com muita clareza na informação, com muita transparência com o grupo”  

→ Gestão mais focada, dia a dia, semana a semana, e em paralelo, desenho de cenários de médio prazo.

“Temos desenhado permanentemente cenários de médio e longo prazo, tentando ter algumas alternativas para os diferentes caminhos.”

“A meta agora é a vida, acho que a gente tem erroneamente separado isso”

Mercado de design

“Somos privilegiados (design) pois não somos varejo, nosso estoque não é perecível, nós vendemos metodologia, experiência, conhecimento. Todo esse diamante está no bolso e a gente leva com a gente, esse nosso produto vai ser preciso.”

→ metas, um olhar diferente também nesse momento. Oportunidade para as empresas reverem a relação com as metas. Olhar para as pessoas, para a saúde, que mexe na rotina de trabalho, em uma dinâmica de se organizar no trabalho. As metas podem começar a passar por esses lugares, diálogos.

→ atitude pró-ativa em relação aos negócios, tentar olhar para novos ambientes. Indústrias que estão ativas e que estão precisando de projetos, ou mercados que estão precisando de design exatamente pelo cenário, mas que terão menor capacidade de desembolso no momento atual. Se a empresa tem condição de caixa, talvez seja uma oportunidade. 

“Tem que setar esse olhar comercial, não dá para ficar com a mesma lógica que a gente tinha. 

→ Retorno lento, mas cheio de oportunidades. Diferente do que tínhamos, mas cheio de oportunidade.

Liderança: Pontos principais

→ Ser empático e próximo

→ Transparente e verdadeiro

→ Liderar e agir: tenho feito coisas que não costumava fazer, e nesse movimento de estimular o time. Capacidade de tomar o golpe, processar, e também conseguir sair rapidamente, fazer, agir. E não ficar todo mundo na inércia, na lamúria. 

→ Flexibilidade

Paradigmas

“Não existe mais o não somos assim, não fazemos assim, não pode ser assim. Estamos vivendo em um contexto absolutamente novo.”

Equipe GAD

→ Oportunidade de conhecer mais as pessoas e menos os profissionais, tem gente que cresce nessa situação

→ Colocar toda semana uma iniciativa interna, e às vezes externa, para engajar o time, e contar com a participação de todos.

→ usar nossos canais para apoiar as conscientização que estão por aí, e gerar serviços que possam contribuir com esse processo. 

Contribuição aos clientes

“Sempre um ambiente de muita oportunidade baseado na premissa que design pode ser entendido como uma ferramenta para solução de problemas, ou para uma visão de mundo. Tem uma contribuição gigante, o design criou muito espaço dentro das metodologias, dentro dos pensamentos agile, dos squads. Acho que somos beneficiados dentro desse momento, porque muito das premissas que começam a se configurar nesse momento em relação a valores, e questões importantes para o design, sempre fizeram parte da nossa pauta. De outro lado, a necessidade de ser rápido e desenhar com o foco do menos é mais, simples e simples, também serão mais relevantes nesse momento. Quando eu falo em um ambiente de oportunidade que a gente tem, tá muito ligado a essência da nossa atividade, da nossa visão, da nossa forma de ver o mundo. E eu acho que isso vai se acelerar violentamente. acho que a sociedade vai rapidamente tirar da frente o que não é mais relevante, o que é simplesmente desejável e aí a contribuição é imensa em relação a oportunidade.”

Quem te inspira nesse momento:

Ludmila: 

01. Entrevista do Harari e Luciano Huck: entrevista completa no perfil do Instagram Luciano Huck : https://www.instagram.com/tv/B-2zDEahQP_/?igshid=th6cvk7yzen9

02. Livro: Perfis de Coragem de J. Kennedy link https://www.amazon.com.br/Perfis-Coragem-John-F-Kennedy/dp/856980959X/ref=asc_df_856980959X/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379738661937&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=151258224029895962&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001773&hvtargid=pla-813058105181&psc=1

Gustavo:

Respiração com consciência. Entender o quanto uma respiração bem feita no dia muda o dia. 

Luciano Deos: 

Livro: rápido e devagar: https://www.amazon.com.br/R%C3%A1pido-devagar-Daniel-Kahneman/dp/853900383X/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=1J4V8HI85K7VJ&keywords=r%C3%A1pido+e+devagar+duas+formas+de+pensar&qid=1587410377&s=books&sprefix=r%C3%A1pido+e+%2Cstripbooks%2C261&sr=1-1

Estudo da Kabalah: https://kconline.com.br/

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ANOTAÇÕES GERAIS 

Negócios

Negociação

Particular em função do contexto de cada empresa. Se a empresa possui uma condição econômica e financeira mais favorável, ela pode ser mais flexível. Depende também do nível de relação com o cliente. Depende muito das condições individuais de cada um. 

Nesse momento a negociação precisa entrar em uma ordem de grandeza maior. Qual a minha capacidade de manter a empresa funcionando e viva. Esticar a vida da empresa.  Toda essa negociação vai entrar na realidade de cada empresa. 

“Temos olhado a capacidade de negociar em relação a nossa capacidade de gerir o caixa.”

“Uma realidade diferente, você já fez o trabalho, já teve esse custo no desenvolvimento do trabalho, e a gente sabe que nesse momento das negociações tem muita gente que precisa, e precisamos ser sensível a isso, e se tu pode ajudar obviamente você vai ajudar, e tem muitas empresas se aproveitando dessa situação. Olhando esse contexto, e entendendo um pouco da realidade da empresa, também nos dá mais condições de sermos firmes na negociação.” 

Cenários anteriores

Um aprendizado é que a gente sempre dá um jeito, sempre conseguimos superar, ter aprendizados importantes, e a cada uma que se apresenta, tenho tentado olhar com mais tranquilidade. Tirar um pouco desse pavor, e esse medo que se acomete em nós nesse primeiro momento. Que é inevitável, que todo mundo está sentindo, e como alguns tem falado, respira, respira, respira, e depois inspira. 


Se essa é diferente, sim, é uma crise de saúde. Que não tem inimigo claro.

→ boa hora para ver com quem queremos trabalhar e quem não queremos. tem a dimensão econômica, mas tem a dimensão da qualidade das relações. 

O GAD hoje

Em relação ao GAD, temos uma operação escritório Porto Alegre e escritório São Paulo, nós já temos uma prática de trabalhar “remotamente”, por conviver com os dois escritórios. Um pouco dessa prática a gente já tinha. O nosso processo foi igual a todo mundo, rapidamente se mobilizando para colocar todo mundo em Home Office. E nossa surpresa foi muito agradável, ver nossa produção funcionando muito bem, em alguns casos até melhor. 

Talvez a gente tenha um tema de objetividade e efetividade melhor nesse momento, que a gente tinha anteriormente. Obviamente que está gerando uma questão de sobrecarga de trabalho, quanto tempo eu fico em calls e videos, sem tempo para poder respirar e pensar um pouco, mas a questão operacional foi rapidamente mobilizada, conseguimos em 24h colocar todo mundo de home office. 

Clientes – tem alguns lidando melhor, mas tem gente com mais dificuldade, filhos pequenos, casas menores, mais gente em casa, aonde tem uma dinâmica no Home, que complica o Office. 

Eu, falando como Luciano, sinto que estamos muito mais próximos enquanto equipe. Temos criado mecanismos, Happy Hours, grupos de Whats aonde nos falamos o dia inteiro, compartilhamento mais espontâneo. Talvez seja o momento que eu me sinto mais próximo da minha equipe.

A crise nos ensinou a pensar mais a curto prazo, nós não temos mais a visão do longe mais, que a gente se sempre estudou. Essa crise nos obriga a ter essas decisões táticas semanais. Estou achando isso muito legal – Gustavo Greco

Essa crise está sendo assim, acaba o isolamento, não acaba o isolamento, a gente está setado com essa situação, tem tido uma agenda com muita clareza na informação, com muita transparência com o grupo, e acho que assim, temos uma preocupação enorme com as equipes, com os trabalhos e com os empregos, nós somos geradores de trabalho e teremos equipe a medida que teremos trabalho. 

→ Tem trazido proximidade, clareza, e essa gestão mais focada, dia e semana, e na paralela, nós temos desenhado o cenário de médio prazo. Desenhado permanentemente cenários de médio e longo prazo, tentando ter algumas alternativas para os diferentes caminhos. 

→ Importância de rever as metas para o curto prazo, picotar, rever, porque não podemos ter objetivos agora com um cenário que a gente se espelhou lá atrás. 

→ “A meta agora é a vida, acho que a gente tem erroneamente separado isso”.

→ Somos privilegiados (design) pois não somos varejo, nosso estoque não é perecível, nós vendemos metodologia, experiência, conhecimento. Todo esse diamante está no bolso e a gente leva com a gente, esse nosso produto vai ser preciso. Mais ou menos, aqui ou ali. A questão do negócio, eu acho que nesse momento ela é secundária. Não empregamos milhares de pessoas, a empregabilidade do nosso setor é alta. Sem tirar a importância, mas tirando um pouco do peso da dimensão empresarial e da dimensão econômica. 

Preocupação 01 saúde, 02. dar o máximo de tranquilidade para as pessoas do nosso relacionamento, não só as pessoas que trabalham no GAD, clientes, se colocando próximo, ligando para perguntar se estão bem. 

→ metas, um olhar diferente também nesse momento. Oportunidade para as empresas reverem a relação com as metas. Olhar para as pessoas, para a saúde, que mexe na rotina de trabalho, em uma dinâmica de se organizar no trabalho. As metas podem começar a passar por esses lugares, diálogos.

Liderança

→ Ser empático e próximo

→ Transparente e verdadeiro

→ precisa liderar no agir: tenho feito coisas que não costumava fazer, e nesse movimento de estimular o time. Capacidade de Tomar o golpe, processar, e tam∫ém conseguir sair rapidamente, fazer, agir. E não ficar todo mundo na inércia, na lamúria. 

→ flexibilidade

Paradigmas

→ não existe mais o não somos assim, não fazemos assim, não pode ser assim. Estamos vivendo em um contexto absolutamente novo. 

O que espera da equipe/o que admirou

→ Iniciativas pessoais e favoráveis, pessoas que já eram engajadas e estão tendo iniciativas nesse momento.

→ manifestações muito maduras, que na conversa do dia a dia não prestava atenção. 

→ oportunidade de conhecer mais as pessoas e menos os profissionais, tem gente que cresce nessa situação. 

→ colcoar toda semana uma iniciativa interna e as vezes externa e cobrado da liderança e de todo o time o engajamento. 

→ usar nossos canais para apoiar as conscientização que estão por aí, e gerar serviços que possam contribuir com esse processo. 

—> comentar a casinha da GAD 

Caixa

→ maximizar o caixa em 90 dias para conseguir olhar o que vem pra frente 

Indústrias ativas

→ atitude próativa em relação aos negócios, tentar olhar para novos ambientes. Tem indústrias que estão ativas e que estão precisando de alguns projetos, e ao mesmo tempo tem algumas que estão muito mal que também estão precisando, que talvez não vai ter uma capacidade de te pagar agora mas talvez ela precise mais de ti. E se você tem condição de caixa talvez seja uma oportunidade. 

“Tem que setar esse olhar comercial, não dá para ficar com a mesma lógica que a gente tinha. 

→ retorno vai ser bastante lento, mas acho que vai ser cheio de oportunidades. Diferente do que tínhamos, mas cheio de oportunidade. 

relação com os clientes

→ melhor que podemos fazer com os clientes é perguntar se estão todos bem

→ Olhando desafios da sociedade, das dificuldades, temos que ser rápidos. Aí a gente tem que arriscar. Aí temos um ambiente que podemos arriscar. Aonde estamos enxergando uma real necessidade, aí devemos arriscar e aí desconsidera o que é simplesmente desejável e não necessário. 

Contribuição aos clientes

→ Sempre um ambiente de muita oportunidade baseado na premissa que design pode ser entendido como uma ferramenta para solução de problemas, ou para uma visão de mundo. Tem uma contribuição gigante, o design criou muito espaço dentro das metodologias, dentro dos pensamentos agile, dos squads. Acho que somos beneficiados dentro desse momento, porque muito das premissas que começam a se configurar nesse momento em relação a valores, e questões importantes para o design, sempre fizeram parte da nossa pauta. De outro lado, a necessidade de ser rápido e desenhar com o foco do menos é mais e simples e simples, também serão mais relevantes nesse momento. Quando eu falo em um ambiente de oportunidade que a gente tem, tá muito ligado a essência da nossa atividade, da nossa visão, da nossa forma de ver o mundo. E eu acho que isso vai se acelerar violentamente. acho que a sociedade vai rapidamente tirar da frente o que não é mais relevante, o que é simplesmente desejável e aí a contribuição é imensa em relação a oportunidade. 

Quem te inspira nesse momento:

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